sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Um segredo Mágico - Elogio.






Imagine a situação: você está em um daqueles dias em que experimentou todo o armário e nada caiu bem. Os cabelos, então, decidiram tirar férias do bom caimento. Mesmo se sentindo péssima, tem que sair para trabalhar. Chegando no escritório, aquela colega que mal te conhece fala: “Nossa, como você está bonita hoje!”. O dia que começou tão seu inimigo não fica melhor, mais promissor? A segurança toma conta e te faz até resolver com mais desenvoltura os problemas que aparecem. Percebeu a força de umas poucas palavrinhas? Apesar desse poder de transformação do elogio, ele tem perdido espaço nos dias atuais. Poucas pessoas elogiam as outras, e esse ato mágico anda desaparecido.

Afinal, o que é o elogio? Por que ele é tão importante? Segundo Margarida Azevedo Dupas, autora do livro Psicanálise e Educação: Construção do Vínculo e Desenvolvimento do Pensar, elogiar o outro envolve uma série de sentimentos. “O elogio implica julgamento a favor de alguém. Mas só tem sentido se acompanhado, por parte de quem o expressa, de consideração, interesse, respeito, valorização, aceitação, acolhimento, admiração, afeição,
amor, apreciação, calor, carinho, enaltecimento, estima, ternura e sintonia”, lembra a psicanalista. Ou seja, se não for verdadeiro não tem valor.


Isso é valido para o Mundo infantil também, vejo eu aqui em casa com a minha filha mais velha e a mais nova também, sempre que elas fazem algo positivo eu elogio, faço festa e elas se sentem amadas
e incentivadas, é nítido como faz a total diferença!

Vamos elogiar mais, sem deixar passar em branco esse segredo que pode mudar a sua vida e de quem está ao seu redor.



Beijinhos
Não se vá sem deixar um recadinhoo!!! =D

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pensando um pouco em nós


 


Hoje meu dia foi corrido, mas mesmo assim resolvi fazer a postagem, tenho certeza que muitas vão se identificar com esse assunto. (rs)
A rotina de uma mamãe em período integral não é nada fácil,
são tantos os afazeres que quando nos olhamos no espelho tomamos um susto; Hoje foi assim pra mim, me olhei no espelho e fiquei apavorada, cabelo despenteado, unhas mal feitas, uau e eu saí assim varias vezes hoje em publico (rs), se eu me assustei imagina o maridão (rs).
Bom, fiquei pensando o quão importante é um tempinho para nós mesmas.
Eu em meus tempos vagos me jogo no sofá ou leio um livro, afinal não somos de ferro!
Mas sabe, é importante uma mamãe não perder a vaidade, manter seus cabelos penteados, estar cheirosa e cuidar de si própria, pois faz bem para autoestima e é nosso dever nos  programar.
Peça para alguém (papai) cuidar das crianças pelo menos uma vez na semana para que você possa fazer as unhas, dar um trato no cabelo pois assim fica mais fácil manter o resto da semana.
Não vamos deixar que nosso papel de mãe nos leve ao relaxo, vamos nos cuidar por dentro e por fora, nos dar esse momento importante que vai fazer toda a diferença no dia-a-dia.


Obs: Vou cuidar de mim....

Beijinhos e até amanhã,

Não se vá sem deixar um recadinho!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A importância da rotina na vida de uma criança.


Fui mamãe bem jovem, aos meus 19 anos de idade nasceu minha primeira filha, Nathalia (6 anos)
Fiquei totalmente perdida como qualquer mamãe de primeira viagem, dias e noites sem dormir alias a Nathalia só dormiu uma noite inteira depois dos 2 anos de idade (tadinha de mim rs).
Quando a Nathalia completou 6 meses de vida, depois de ler muitos artigos e conversar com pessoas mais experientes do que eu, descobri um milagre chamado “Rotina”, essa tal de rotina mudou a nossa vida.
Muitos relacionam rotina com mesmice, falta de opção e pasmaceira, mas no dia-a-dia com crianças, o papo é outro, ela é necessária.
Uma criança sem rotina se torna uma criança irritada, em geral não dormem e nem comem direito, o que pode levar a problemas de saúde, como desnutrição e obesidade.
Uma rotina estruturada, onde seja acompanhada uma sequência organizada de atividades, em que se separa um tempo pré-determinado é de extrema importância na vida de uma criança, pois é através dela que se criam vínculos afetivos, garante saúde e educa para a vida.
Sei que muitas vezes se torna difícil para nós pais estabelecer uma rotina, mas lembre-se que é fundamental. Sendo o tempo para a criança algo complexo, é através das suas rotinas que a criança antecipa o que irá acontecer e adapta o seu comportamento à tarefa seguinte. As rotinas transmitem segurança à criança, deste modo à criança já sabe que no fim da escola a mãe a irá buscar, ou antes, de jantar deve tomar banho, as principais rotinas que se devem manter com as crianças são: horas de refeição; hora de deitar; hora de estudar; hora de brincar e tempos em família.
Uma família desorganizada, com horários irregulares, onde as refeições são servidas em horários diferentes, o banho e a hora de dormir não seguem nenhuma regra; forma crianças inseguras e desorientadas. Os resultados serão visíveis na escola e afetarão também o seu aprendizado. É aquele aluno que não faz tarefas de casa porque não tem horário estabelecido, não estuda previamente para avaliações, não sabe o que vai acontecer naquele dia, chega atrasado à escola. E aquele filho que não se alimenta direito, dorme a hora que quer, deixa de tomar o seu banho, de escovar os seus dentes e de organizar as suas coisas. Esquece o que o pai lhe pediu e deixa de atender à solicitação da mãe. Saber o que tem para fazer fará com que a criança cumpra suas obrigações sem que os adultos precisem lembrar de fazê-lo.
A organização das atividades diárias não impedirá que a criança desenvolva autonomia. A coerência e a flexibilidade devem fazer parte do processo de estabelecimento das regras. Nada que é arbitrário funciona. Todavia a rotina é fundamental na formação de cidadãos responsáveis e confiantes. Sua ausência gera medo e ansiedade não somente nos pequenos como também nos adultos. Portanto criar rotinas é positivo e deve iniciar desde a mais tenra idade.
Quando se estabelece os horários das mamadeiras, da sopinha, do solzinho do bebê, até o horário em que o adolescente deve por o lixo para fora, cuidar do cachorro, fazer a tarefa, jogar videogame, voltar para casa ou ir para a cama dormir; evita-se a formação de uma geração de jovens e adultos irresponsáveis, desorganizados e ansiosos. A educação permissiva e a suposta liberdade oferecida pela família não apresentam resultados positivos. Regras são essenciais e a rotina é referência na vida de crianças e adolescentes; porque direciona, organiza e equilibra suas vidas para mais tarde darem conta de seus compromissos tornando-se adultos mais bem sucedidos.


Aqui em minha casa tenho uma rotina com minhas filhas, tudo tem seu horário. Quem me conhece sabe que às 20h30min as crianças já estão dormindo. Fiz uma tabelinha com horários das meninas pra vocês verem.





Não vá embora sem deixar um recadinho.
Beijos

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Quem sou eu.

Vamos lá,
a primeira postagem, frio na barriga e uma vontade enorme de compartilhar com
vocês a minha experiência em ser uma mamãe em tempo integral.
Meu Nome é Lais, sou casada a quase 8 anos, tenho uma filha de 6 anos chamada Nathalia e uma bebe de 1 ano e 7 meses Isabella; Desde que Nathalia nasceu dedico todo o meu tempo para minha família e faço isso com muita felicidade, nos tempos de hoje é difícil ter disponibilidade para ser uma mamãe integral não é mesmo? Hoje nós mulheres assumimos papéis na sociedade onde ocupamos muitas funções, e isso é importante para a nossa evolução, mas  EU Lais optei por uma vida
menos convencional não sei se posso dizer assim (rs), e sou feliz por essa opção.
Para mim ser mae é um presente divino, sobrenatural. Não vou dizer que todos os momentos são de puro prazer, temos aflições, por exemplo: não tomar um banho demorado cantando no chuveiro, sentar no sofá e curtir aquela preguiça de três horas sem fazer mais nada, ler um livro na hora que bem entender, e muitas outras coisas que por alguns meses,as vezes anos (rs) deixamos de fazer
para dar o nosso melhor a seres pequeninos que tomam conta do nosso tempo, alma e coração!

Quero nesse cantinho, compartilhar com vocês a minha experiência, o meu dia-a-dia,
minhas fases, sentimentos, novidades. Que esse seja um cantinho gostoso para mim e para vocês!
Se quiserem sugerir temas, perguntas e etc, deixem recadinhos que vou adorar estar respondendo
e escrevendo com muito amor!