terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A importância da rotina na vida de uma criança.


Fui mamãe bem jovem, aos meus 19 anos de idade nasceu minha primeira filha, Nathalia (6 anos)
Fiquei totalmente perdida como qualquer mamãe de primeira viagem, dias e noites sem dormir alias a Nathalia só dormiu uma noite inteira depois dos 2 anos de idade (tadinha de mim rs).
Quando a Nathalia completou 6 meses de vida, depois de ler muitos artigos e conversar com pessoas mais experientes do que eu, descobri um milagre chamado “Rotina”, essa tal de rotina mudou a nossa vida.
Muitos relacionam rotina com mesmice, falta de opção e pasmaceira, mas no dia-a-dia com crianças, o papo é outro, ela é necessária.
Uma criança sem rotina se torna uma criança irritada, em geral não dormem e nem comem direito, o que pode levar a problemas de saúde, como desnutrição e obesidade.
Uma rotina estruturada, onde seja acompanhada uma sequência organizada de atividades, em que se separa um tempo pré-determinado é de extrema importância na vida de uma criança, pois é através dela que se criam vínculos afetivos, garante saúde e educa para a vida.
Sei que muitas vezes se torna difícil para nós pais estabelecer uma rotina, mas lembre-se que é fundamental. Sendo o tempo para a criança algo complexo, é através das suas rotinas que a criança antecipa o que irá acontecer e adapta o seu comportamento à tarefa seguinte. As rotinas transmitem segurança à criança, deste modo à criança já sabe que no fim da escola a mãe a irá buscar, ou antes, de jantar deve tomar banho, as principais rotinas que se devem manter com as crianças são: horas de refeição; hora de deitar; hora de estudar; hora de brincar e tempos em família.
Uma família desorganizada, com horários irregulares, onde as refeições são servidas em horários diferentes, o banho e a hora de dormir não seguem nenhuma regra; forma crianças inseguras e desorientadas. Os resultados serão visíveis na escola e afetarão também o seu aprendizado. É aquele aluno que não faz tarefas de casa porque não tem horário estabelecido, não estuda previamente para avaliações, não sabe o que vai acontecer naquele dia, chega atrasado à escola. E aquele filho que não se alimenta direito, dorme a hora que quer, deixa de tomar o seu banho, de escovar os seus dentes e de organizar as suas coisas. Esquece o que o pai lhe pediu e deixa de atender à solicitação da mãe. Saber o que tem para fazer fará com que a criança cumpra suas obrigações sem que os adultos precisem lembrar de fazê-lo.
A organização das atividades diárias não impedirá que a criança desenvolva autonomia. A coerência e a flexibilidade devem fazer parte do processo de estabelecimento das regras. Nada que é arbitrário funciona. Todavia a rotina é fundamental na formação de cidadãos responsáveis e confiantes. Sua ausência gera medo e ansiedade não somente nos pequenos como também nos adultos. Portanto criar rotinas é positivo e deve iniciar desde a mais tenra idade.
Quando se estabelece os horários das mamadeiras, da sopinha, do solzinho do bebê, até o horário em que o adolescente deve por o lixo para fora, cuidar do cachorro, fazer a tarefa, jogar videogame, voltar para casa ou ir para a cama dormir; evita-se a formação de uma geração de jovens e adultos irresponsáveis, desorganizados e ansiosos. A educação permissiva e a suposta liberdade oferecida pela família não apresentam resultados positivos. Regras são essenciais e a rotina é referência na vida de crianças e adolescentes; porque direciona, organiza e equilibra suas vidas para mais tarde darem conta de seus compromissos tornando-se adultos mais bem sucedidos.


Aqui em minha casa tenho uma rotina com minhas filhas, tudo tem seu horário. Quem me conhece sabe que às 20h30min as crianças já estão dormindo. Fiz uma tabelinha com horários das meninas pra vocês verem.





Não vá embora sem deixar um recadinho.
Beijos

2 comentários: