sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Um segredo Mágico - Elogio.






Imagine a situação: você está em um daqueles dias em que experimentou todo o armário e nada caiu bem. Os cabelos, então, decidiram tirar férias do bom caimento. Mesmo se sentindo péssima, tem que sair para trabalhar. Chegando no escritório, aquela colega que mal te conhece fala: “Nossa, como você está bonita hoje!”. O dia que começou tão seu inimigo não fica melhor, mais promissor? A segurança toma conta e te faz até resolver com mais desenvoltura os problemas que aparecem. Percebeu a força de umas poucas palavrinhas? Apesar desse poder de transformação do elogio, ele tem perdido espaço nos dias atuais. Poucas pessoas elogiam as outras, e esse ato mágico anda desaparecido.

Afinal, o que é o elogio? Por que ele é tão importante? Segundo Margarida Azevedo Dupas, autora do livro Psicanálise e Educação: Construção do Vínculo e Desenvolvimento do Pensar, elogiar o outro envolve uma série de sentimentos. “O elogio implica julgamento a favor de alguém. Mas só tem sentido se acompanhado, por parte de quem o expressa, de consideração, interesse, respeito, valorização, aceitação, acolhimento, admiração, afeição,
amor, apreciação, calor, carinho, enaltecimento, estima, ternura e sintonia”, lembra a psicanalista. Ou seja, se não for verdadeiro não tem valor.


Isso é valido para o Mundo infantil também, vejo eu aqui em casa com a minha filha mais velha e a mais nova também, sempre que elas fazem algo positivo eu elogio, faço festa e elas se sentem amadas
e incentivadas, é nítido como faz a total diferença!

Vamos elogiar mais, sem deixar passar em branco esse segredo que pode mudar a sua vida e de quem está ao seu redor.



Beijinhos
Não se vá sem deixar um recadinhoo!!! =D

3 comentários:

  1. Ótimo post. Realmente o elogio é de suma importância, até mesmo para nossos pequenos pois para eles também serve de motivação para o aprendizado de coisas novas. Amei. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente'!!! Fico feliz que tenha gostado, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Sim! Realmente um elogio pode mudar o dia.
    O blog esta lindo parabéns!!!

    ResponderExcluir