quinta-feira, 3 de julho de 2014

Importância da Alimentação Infantil

Importância da Alimentação Infantil



Alimentação infantil

  A alimentação infantil exige muita atenção dos pais, pois eles são os maiores responsáveis por proporcionar hábitos saudáveis de alimentação.    Comer bem é um aprendizado e deve começar dentro de casa principalmente quando o assunto são as crianças.

A alimentação deve ser adequada em quantidade e qualidade, fornecendo todos os nutrientes necessários. As necessidades nutricionais são maiores do que em várias outras fases da vida, devido ao intenso crescimento e desenvolvimento.
Há grande preocupação com a alimentação infantil, sendo que os estudos abordam tanto as crianças saudáveis como as que possuem doenças ou algumas limitações. Nesses casos, os requerimentos nutricionais podem estar alterados e o aporte nutricional é de extrema importância.
A desnutrição infantil acarreta graves efeitos no crescimento e desenvolvimento infantil, porém as informações recentes evidenciam que os dados em relação a prevalência da desnutrição em crianças hospitalizadas são limitados. Esse fato levou ao desenvolvimento de pesquisa realizada na Alemanha, onde foram determinadas as prevalências de desnutrição em diversos graus entre os pacientes pediátricos, mostrando alta incidência da forma grave.
Outro estudo realizado em população infantil obteve como objetivo comparar as prescrições nutricionais e a alimentação servida á pacientes, além de identificar os fatores de risco associados com a ingestão nutricional inadequada. Os resultados mostraram deficiência em nutrientes importantes, sendo sugerido o estabelecimento de outra via alimentar para complementar as necessidades, assim como a dieta enteral.
Sendo assim, independente do estado de saúde da criança, devem ser fornecidos todos os nutrientes necessários para que não haja prejuízo no crescimento e desenvolvimento. As quantidades de calorias e nutrientes devem ser calculadas por profissionais habilitados, os quais são responsáveis por oferecer os nutrientes da melhor forma para serem ingeridos e utilizados pelo organismo, colaborando de forma direta para a qualidade de vida durante a infância e as demais etapas de vida.

Fonte: Nutrição em Pauta

Lar doce lar
  Quando as orientações alimentares iniciam nessa fase da vida, elas tendem a permanecer na adolescência, quando ocontrole dos pais é muito menor sobre as refeições dos filhos. "Se dentro de casa a alimentação for adequada, com o exemplo dos pais, a criança têm mais consciência, pois o cenário permite maior autonomia por parte dos filhos", acredita Priscila Passos de Oliveira, nutróloga da Nutrociência Assessoria em Nutrologia (SP). A dica é ter sempre opções de alimentos saudáveis de um mesmo grupo (frutas e verduras), para que a criança escolha sem abrir mão daquele tipo de alimento.
  Um fator importante é garantir um ambiente agradável em torno das refeições para que haja uma atmosfera positiva, sem maiores distrações - como a TV. "A responsabilidade da boa nutrição é dos pais. É preciso comer junto e estimular a criança a gostar desses alimentos e não fazer diferença entre o que pais e crianças comem", diz Gabriela. A nutricionista diz que é comum a criança não aceitar novos alimentos nas primeiras tentativas. Essa rejeição inicial é resultado do processo natural da criança em conhecer novos sabores, texturas e cheiros. Os alimentos devem ser oferecidos separadamente, para que a criança aprenda a identificar as suas cores e sabores, por isso eles devem ser organizados no prato, sem misturá-los e em pequenas porções.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/107/artigo252442-1.asp

Um comentário: